Wanderlan Sampaio e Luiz Carlos ainda não têm aval da Justiça Eleitoral para concorrer a Prefeitura de Autazes
Em Autazes, duas candidaturas ao cargo de prefeito ainda estão pendentes de autorização pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A situação de Wanderlan Sampaio, do União Brasil, é particularmente complicada. Ele enfrenta inelegibilidade até 2030 devido a condenações por improbidade administrativa e irregularidades na aplicação de recursos públicos durante sua gestão anterior.
Sampaio é acusado de desvio de verbas destinadas à ampliação de um posto de saúde em Autazes, além de recursos públicos para o Réveillon de 2010 e fundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Condenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), ele terá até o dia 16 para tentar reverter sua situação e possibilitar o deferimento de sua candidatura.
A candidatura de Luiz Carlos Cardoso Freire também aguarda julgamento. No site do TRE-AM, seu status é “aguardando julgamento”. Cardoso Freire tenta a candidatura após enfrentar dificuldades para firmar sua presença em outra coligação por meio de seu partido, o PL.
Ambas as candidaturas seguem aguardando julgamento do TRE-AM para autorização, ou não, de suas candidaturas.
Até o momento, apenas a candidatura de Thomé Neto, acompanhado por Marcley Araújo, foi oficialmente deferida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).