TCE-AM reforça conscientização ambiental durante o Festival de Parintins e realiza ações também no Porto de Manaus
A poucos dias do início oficial do 58º Festival Folclórico de Parintins, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) intensificou sua presença na cidade com a realização da 4ª edição do programa “TCE Sustentável – Sou Eco”. A iniciativa, que começou em 21 de junho, está mobilizando equipes em pontos estratégicos do município com foco na educação ambiental e na integração com instituições públicas e a população local.
Sob coordenação da Diretoria de Projetos Ambientais (Dipam), a ação conta com o apoio da Diretoria de Controle Externo Ambiental (Dicamb), da Diretoria de Planejamento (Diplan) e da Escola de Contas Públicas (ECP). Todo o trabalho é conduzido com o respaldo da conselheira-presidente Yara Amazônia Lins, e reúne parcerias com órgãos municipais como a Semmas (Meio Ambiente), Semed (Educação) e a coordenadoria regional da Seduc em Parintins.
“Essa é uma ação socioambiental. O Tribunal vem somando esforços com diversos setores para trazer uma mensagem educativa e preventiva, especialmente nesse período em que a cidade recebe mais de 100 mil pessoas”, explicou Mara Matos, que coordena a campanha em Parintins.
O projeto aborda temas como descarte correto de resíduos, combate à poluição, desmatamento e o papel da sociedade no cumprimento do artigo 225 da Constituição Federal, que trata da responsabilidade coletiva na preservação ambiental. As atividades incluem distribuição de materiais informativos e a aplicação de um formulário digital sobre os principais problemas ambientais identificados pelos moradores.
Um dos pontos centrais da campanha está no envolvimento com as escolas estaduais, fortalecendo o conteúdo ambiental aplicado em sala de aula. “Essa parceria com o TCE-AM é muito importante. Desde o ano passado nós estamos fortalecendo esse laço, que vem fazendo a diferença ao trazer material para dar suporte ao nosso currículo voltado ao meio ambiente”, afirmou a coordenadora regional da Seduc, Dilceane Prado.
Além de Parintins, a mobilização também passou por Manaus. No Porto da capital, equipes do TCE-AM abordaram passageiros e tripulantes das embarcações com destino ao festival, ampliando o alcance da mensagem ambiental. “Nossa equipe foi até as embarcações com destino ao Festival, junto aos passageiros e proprietários dos barcos, com essa abordagem direta em prol da conscientização ambiental. Este é o quarto ano que o tribunal faz a campanha TCE Sustentável – Sou Eco”, destacou a diretora de Projetos Ambientais do Tribunal, Anete Ferreira.
As atividades seguem até o dia 29 de junho, encerrando junto com a programação do festival.
Texto: Redação com informações do TCE-AM
Imagem: Filipe Jazz