Rádio Metropolitana Manaus

Notícias

Rompimento de aterro no km 12 da BR-319 paralisa travessia no Rio Curuçá

Rompimento de aterro no km 12 da BR-319 paralisa travessia no Rio Curuçá

O rompimento de um aterro no quilômetro 12 da BR-319, em trecho que dá acesso à balsa sobre o Rio Curuçá, causou a interrupção total da travessia de veículos no último domingo (1º). A estrutura de barro, que havia sido construída para nivelar o acesso à rampa da balsa, não resistiu à forte correnteza e foi completamente levada pela água, impossibilitando a passagem de veículos.

Diante da situação, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) chegou a improvisar uma ponte de pedras como solução emergencial, ainda no domingo, mas a força do rio também destruiu essa alternativa temporária.

Com a via bloqueada, motociclistas passaram a utilizar lanchas maiores alugadas para atravessar seus veículos. Já caminhões e veículos de grande porte seguem impedidos de prosseguir viagem. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que não houve queda de ponte no local, apenas o colapso do aterro de acesso. Equipes foram deslocadas para orientar motoristas e organizar o tráfego.

O DNIT deve retornar ao local nesta segunda-feira (2) para tentar restabelecer o acesso, mas as condições do rio seguem adversas e dificultam os trabalhos de recuperação. Ainda não há previsão para a liberação do trecho. A interrupção afeta diretamente o escoamento de cargas e o deslocamento de moradores da região, agravando os impactos logísticos na BR-319.

Texto: Redação com informações de Acrítica
Imagem: Divulgação

Talvez você goste também