Roberto Cidade vai à Justiça contra Amazonas Energia por apagão em Manicoré
Indignado com o descaso da Amazonas Energia, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), anunciou nesta quarta-feira (21/5) que ingressará com uma ação judicial contra a concessionária por deixar o município de Manicoré, a 390 km de Manaus, às escuras há mais de dois meses.
Segundo o parlamentar, a Procuradoria da Aleam já foi acionada e está elaborando a ação, que deve ser protocolada caso a empresa não apresente uma resposta concreta até sexta-feira (23). “São três UBSs paradas e mil alunos sem aulas por causa da falta de energia. Isso é inadmissível. Manicoré não pode continuar sendo tratado com esse descaso. Se a Amazonas Energia não resolver, vamos judicializar”, afirmou Cidade, após conversar com o prefeito Lúcio Flávio (PSD), que relatou o agravamento da crise também na área urbana.
Desde abril, o deputado tem denunciado a situação. Inicialmente, 15 comunidades da zona rural foram afetadas com a suspensão total do fornecimento de energia elétrica. Entre elas, estão Capanã, Água Azul, Boa Esperança, Democracia, Monte Horebe, Monte Sião, Praia de Nazaré, Santa Maria, Terra Preta, Urucuri, Pandegal, Santa Eva, Vista Alegre e Jatuarana.
“Encaminhamos um requerimento no mês passado exigindo providências imediatas, mas nada foi feito. Pelo contrário, a situação piorou”, criticou Cidade. “Estamos diante de uma omissão grave, que atinge diretamente a dignidade das pessoas. Vamos cobrar na Justiça a responsabilização da empresa e o restabelecimento urgente do serviço.”
A Amazonas Energia, por sua vez, alegou que o apagão foi causado pelo rompimento de um cabo subaquático e que equipes estão trabalhando para o reparo. No entanto, segundo a empresa, ainda não há previsão de conclusão, devido à complexidade do serviço no leito do rio.
Texto: Redação
Imagem: Rodrigo Brelaz