Rádio Metropolitana Manaus

Notícias

Rio Negro interrompe sua subida pela segunda vez em uma semana

Rio Negro interrompe sua subida pela segunda vez em uma semana

Na terça-feira (1°), o nível do rio Negro estabilizou em 29,02 metros, depois de ter ultrapassado a cota de inundação severa no último final de semana. Essa é a segunda interrupção no aumento das águas registrada nos últimos dias, sendo a primeira em 25 de junho, que foi seguida por uma nova elevação.

Essas pausas na elevação do rio indicam a aproximação do fim do ciclo de cheia. Desde as últimas semanas de junho, o ritmo de subida diminuiu significativamente, com avanços que chegaram a apenas um centímetro por dia antes da estabilização.

Os dados confirmam as previsões do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), que esperava a superação da cota de inundação severa entre os meses de junho e julho, mas não previu uma cheia tão intensa quanto a histórica de 2021.

Na calha do rio Solimões, que influencia diretamente o rio Negro em Manaus, as regiões de Iquitos, no Peru, registraram quedas diárias no nível das águas. No Amazonas, Tabatinga também apresentou queda, enquanto Coari manteve seu nível estável.

Texto: Redação
Imagem: Divulgação

Talvez você goste também