Rádio Metropolitana Manaus

Notícias

PF deflagra operação contra corrupção eleitoral envolvendo agentes públicos de Jutaí

PF deflagra operação contra corrupção eleitoral envolvendo agentes públicos de Jutaí

A Polícia Federal deflagrou, nos dias 11 e 12 de junho, a Operação Caixa Alta, voltada à repressão de crimes eleitorais no interior do Amazonas. O foco da investigação é a atuação de agentes públicos do município de Jutaí, suspeitos de envolvimento em um esquema de corrupção no contexto das eleições municipais de 2024.

Durante a ação, policiais federais cumpriram nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Jutaí e Manaus. As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Eleitoral.

A investigação teve início dentro da Operação Eleições 2024. Em setembro do ano passado, durante uma fiscalização no Aeroclube de Manaus, a PF apreendeu cerca de R$ 800 mil em dinheiro vivo, transportado dentro de um jatinho fretado e envolvido em embalagens de encomendas com destino ao município de Fonte Boa. As apurações revelaram que a aeronave teria sido fretada pela prefeitura de Jutaí.

Com base nas evidências, a Polícia Federal investiga os envolvidos por possíveis crimes de corrupção eleitoral (caixa dois), falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, entre outros delitos que poderão surgir no decorrer das investigações.

Na operação, foram apreendidos aparelhos eletrônicos e novas quantias em espécie, que serão analisadas pelos peritos. A Polícia Federal segue com as investigações para aprofundar o envolvimento dos suspeitos no suposto esquema.

Texto: Redação
Imagem: Divulgação PF

Talvez você goste também