INSS: Mais de 470 mil segurados já contestaram descontos indevidos.
Em apenas um dia, mais de 473 mil aposentados e pensionistas do INSS contestaram descontos indevidos feitos por entidades associativas em seus benefícios. Ao todo, 480.660 requerimentos foram abertos até as 16h desta quarta-feira (14), segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior.
Do total de pedidos, 98,6% dos segurados alegaram não reconhecer os descontos. As contestações envolvem 41 entidades que estavam autorizadas a realizar débitos diretamente na folha dos beneficiários.
O procedimento pode ser feito exclusivamente pelos canais oficiais: aplicativo Meu INSS, site ou pelo telefone 135. O presidente do INSS reforçou que não há ligações ativas da Central 135 e alertou para golpes: “Não informe dados, não assine nada, nem abra links suspeitos.”
Aqueles que contestarem poderão verificar a documentação enviada pelas entidades após 15 dias úteis. Caso o segurado não reconheça a assinatura, a entidade poderá restituir os valores por meio de Guia de Recolhimento à União (GRU), e o ressarcimento será feito pelo INSS diretamente na folha de pagamento.
Cerca de 9 milhões de beneficiários estão sendo notificados sobre possíveis descontos não autorizados. Até o momento, a operação contra as fraudes resultou no bloqueio de R$ 1 bilhão em contas de associações, e mais R$ 2,5 bilhões já foram solicitados pela AGU.
O presidente do INSS destacou que não há prazo para contestação. “Todos serão ressarcidos. O sistema continuará aberto e será monitorado para avaliar a necessidade de ampliar o atendimento”, afirmou.
Texto: Redação
Imagem: Joédson Alves/Agência Brasil