Imposto de Renda: posso deduzir gastos com meu pet na declaração?
A chegada da temporada do Imposto de Renda gera sempre uma dúvida entre aqueles que tem animais em casa sobre a possibilidade de deduzir parte dos gastos com os bichos de estimação ao entregar a declaração.
Apesar da tramitação de projetos a respeito do tema no Congresso Nacional, a Receita Federal ainda não permite abater gastos em clínicas veterinárias e creches destinadas para os bichinhos.
O que aconteceu
- Assunto está em debate. As possibilidades de dedução estão em análise na Câmara dos Deputados e no Senado Federal e preveem o abatimento das despesas com alimentação animal e com o tratamento médico-veterinário no Imposto de Renda.
“Na minha opinião, mesmo com a reforma tributária, vai ser muito difícil essa dedutibilidade passar no Congresso”, Maurício Tadeu de Luca Gonçalves, diretor da Fecontesp (Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo)
- Criação de cadastro para evitar fraude. O autor de uma das propostas em tramitação sobre o assunto defende ainda a criação de um cadastro nacional de tutores. A medida seria uma forma de inibir o uso indevido do benefício tributário.
- Só despesas médicas de pessoas podem ser usadas para abater o IR. Enquanto os projetos não avançam na Câmara e no Senado, Gonçalves explica que as despesas médicas do contribuinte e de seus dependentes são as únicas dedutíveis na base.
Fonte: UOL