Rádio Metropolitana Manaus

Notícias

Economia: Mercado mantém projeção da Selic em 14,75% pela sexta semana

Economia: Mercado mantém projeção da Selic em 14,75% pela sexta semana

Pela sexta semana consecutiva, o mercado financeiro manteve a projeção da taxa básica de juros, a Selic, em 14,75% ao ano. A estimativa aparece no boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (16) pelo Banco Central, em meio à expectativa pela nova reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para esta semana.

Além disso, o relatório aponta uma leve melhora na perspectiva da inflação. A projeção do mercado para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2025 caiu de 5,44% para 5,25%. Apesar da queda, o índice ainda segue 0,75 ponto percentual acima do teto da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional, que é de 4,5%.

Quando se consideram apenas as previsões mais recentes — atualizadas nos últimos cinco dias úteis — a mediana passou de 5,34% para 5,24%. Já para 2026, as projeções permanecem inalteradas há cinco semanas, com inflação estimada em 4,5%, valor que encosta no limite superior da meta para o período. O mesmo se aplica aos dados coletados apenas na última semana.

Segundo o Banco Central, a projeção oficial da instituição para o IPCA é de 4,8% em 2025 e 3,6% em 2026. Esses números constam no último comunicado do Copom, que em sua reunião de maio elevou a Selic de 14,25% para 14,75% — o maior patamar desde julho de 2006. A nova reunião do comitê, que ocorre entre terça (17) e quarta-feira (18), deve trazer uma atualização dessas estimativas.

Desde este ano, o regime de metas passou a ser contínuo, avaliando a inflação com base no acumulado de 12 meses. O centro da meta é 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Caso a inflação permaneça fora desse intervalo por seis meses seguidos, o Banco Central considera que a meta foi descumprida.

Texto: Redação
Imagem: Freepik

Talvez você goste também