Caetano Medeiros é oficializado como novo Amo do Boi Caprichoso
O cantor, compositor e artista azulado Caetano Medeiros, 33 anos, é o novo amo do Boi-Bumbá Caprichoso. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (24), nas redes sociais do bumbá, por meio de um vídeo que destaca a forte ligação do artista com o berço cultural do atual campeão do Festival de Parintins.
Caetano Medeiros nasceu no Esconde, onde viveu grande parte de sua vida ao lado de artistas azulados que ajudaram a construir a identidade do boi da estrela na testa. Na rua Sá Peixoto, berço tradicionalmente azul e branco, ele foi integrante do Boi Campeão, formado por sócios e, então, itens do Caprichoso.
Caetano é o terceiro integrante da família a representar o item Amo do Boi no Festival de Parintins. O tio Tony Medeiros e o irmão Gaspar Medeiros foram titulares do Item 6 no Garantido. Caetano é filho do compositor do boi-bumbá Garantido Inaldo Medeiros, falecido na semana passada, e também é sobrinho neto do ex-presidente do Boi Caprichoso, Geraldo Medeiros. Além disso, o filho de Caetano, Théo Medeiros, é apresentador do Mini Caprichoso – é ele quem confirma o pai como amo no vídeo divulgado pelo Touro Negro.
Como compositor, expressou em versos a dimensão do seu amor pelo bumbá: “Ser Caprichoso é um sentimento porreta, bem maior do que o planeta… e só quem é Caprichoso sabe a extensão desse amor.”
Décadas depois, o menino que cresceu em um ambiente sagrado, cercado de grandes artistas do Caprichoso e onde os poetas azulados “tiraram os primeiros versos”, agora assume o desafio de versar para o Boi Caprichoso.
Para Caetano, o momento é a realização de um sonho. “Quando for anunciado no palco deste curral, será um dos momentos mais marcantes da minha vida, pois é a realização de um sonho”, declarou, emocionado.
Em mensagem à nação azul e branca, o novo amo destacou sua preparação ao longo dos anos para este momento: “Me preparei durante toda a minha vida para isso. A nação azul e branca, que tanto me apoia, pode contar comigo. Vou representar o amo do boi com amor, dedicação e muita ousadia. Vocês terão o Caetano mais arrojado de todos”, afirmou.
EXPERIÊNCIA
Caetano Medeiros tem experiência no posto de Amo do Boi em outros festivais do Estado, onde defendeu o item no Mocambo do Arari, pelo Touro Branco, e em Manaus, pelo Boi Brilhante.
Como compositor, escreveu sucessos que ficaram na boca da galera azulada, como Sentimento Porreta, Bela Valentina, A Força do Tambor, Segundos, Detalhes e Movimentos, e outras,
Com a pureza da alma dos cancioneiros e a paixão pela cor azul, Caetano Medeiros está pronto para brilhar no espetáculo “É Tempo de Retomada”.
Fonte: Portal ACrítica