Rádio Metropolitana Manaus

Notícias

Após críticas, Lula voltará ao Rio Grande do Sul neste domingo

Após críticas, Lula voltará ao Rio Grande do Sul neste domingo

O presidente Lula voltará a fazer um sobrevoo no Rio Grande do Sul neste domingo após ter sido duramente criticado pela displicência com que tem lidado com as vítimas das enchentes no Estado.

O número de mortos em razão das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul subiu para 57 neste sábado (4). Segundo boletim divulgado mais cedo pela Defesa Civil, há ainda 67 desaparecidos e 74 pessoas feridas. 

São mais de 42 mil pessoas fora de casa, sendo 9.581 pessoas em abrigos e 32.640 desalojadas. No total, 300 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema.

Neste sábado, o governo federal anunciou o envio de auxílio humanitário, kits de medicamentos, a convocação de profissionais de saúde, o monitoramento de barragens, a recuperação da transmissão de energia e a articulação com empresas do setor de logística.

A terceira reunião da sala de situação do Governo Federal neste sábado, contou com a presença de 15 ministros, alguns em Porto Alegre e outros em Brasília (online), para avaliar os desdobramentos da situação de calamidade no Rio Grande do Sul em função das chuvas. Sob comando do ministro Rui Costa (Casa Civil), foi debatida a estratégia articulada com o governo do estado e os municípios envolvidos para minimizar danos, salvar vidas e levar conforto à população.

“O presidente Lula confirmou a vinda ao Rio Grande do Sul neste domingo. Vem acompanhado de nove ministros. Uma forte presença. Vem para reunir com o governador e ampliar o compromisso do Governo Federal em apoiar o Rio Grande do Sul nesse momento dramático”, afirmou o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação da Presidência. 

Lula tem sido criticado por adversários pela forma displicente como tem lidado com a tragédia no Rio Grande do Sul. O petista também tentou fazer populismo barato ao brincar com um repórter, nesta semana, ao dizer que torcia tanto para o Inter quanto para o Grêmio.

Fonte: O Antagonista

Talvez você goste também